Sobre

12525509_973867126000273_3576521540438692903_oMeu nome é João Batista Pontes. Sou natural de Nova Russas, Estado do Ceará, onde nasci em 1946. Em 1960, ainda muito jovem, migrei para Brasília e ajudei a construir essa cidade, que considero como minha segunda terra natal.

Em 1974, formei-me em Geologia pela Universidade de Brasília. Como Geólogo, conheci quase todo o meu lindo País, atuando nas áreas de pesquisa mineral, planejamento e saneamento ambiental (Goiás, Bahia, Minas, Rondônia, Amazonas e, principalmente, Paraná).

Em 1997, retornei a Brasília, agora como Consultor Legislativo do Senado Federal, onde fui admitido por meio de concurso público. Hoje estou na inatividade.

Recentemente (janeiro de 2016), na procura de me preparar cada vez mais para contribuir com a sociedade, graduei-me em Direito pelo IESB – Centro Universitário de Brasília. Interesso-me atualmente também pela Filosofia.

Nos últimos anos tenho escrito vários artigos, com temática mais voltada à realidade do meu Estado do Ceará, com o objetivo de motivar, estimular e sugerir a discussão de vários temas que considero de elevada importância socioeconômica – democracia, cidadania, participação, voto, geração de renda, desenvolvimento, cooperativismo, associativismo, dentre outros. Nesses textos, sempre procurei dar uma modesta contribuição na construção de uma sociedade local autossustentável, mais justa e igualitária. O combate à corrupção e a outras práticas condenáveis na gestão dos recursos públicos tem sido um tema recorrente nos meus artigos.

A maioria desses artigos foram publicados no jornal “A Notícia do Ceará” e no site www.anoticiadoceara.com.br. E agora todos eles poderão ser acessados aqui também.

Este site foi criado, principalmente, para dar continuidade, de forma mais livre e intensa, a esse meu objetivo – contribuir com sugestões de temas para discussão, fazer análises, críticas e sugestões construtivas -, sempre com o propósito sincero de colaborar com meus conterrâneos.

Críticas, sugestões e colaborações serão bem recebidas.

1 pensamento em “Sobre”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *